16 maio 2006

Porque o que foi não volta a Ser

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípio de 80 não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas em tinta á base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não tínhamos frascos de medicamento com tampas "á prova de crianças" ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags - viajar á frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso. Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos. Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua. Jogávamos ao elástico e á barra e a bola até doía! Caíamos das arvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal. Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados. Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem, eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo. És um deles? Parabéns! Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, "para nosso bem". Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto meus amigos é surpreendentemente medonho ... e talvez ponha um sorriso nos vossos lábios: A maioria dos estudantes que estão nas universidades hoje nasceram em 1986...chamam-se jovens. Nunca ouviram "We are the world" e Uptown girl conhecem de Westlife e não Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CD's sempre existiram. O Michael Jackson sempre foi branco. Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia o deus da dança. Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco. Agora vamos ver se estamos a ficar velhos: 1.. Entendes o que está escrito acima e sorris 2.. Precisas de dormir mais depois de uma noitada 3.. Os teus amigos estão casados ou a casar 4.. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores 5.. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis 6.. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez) 7.. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos SIM ESTÁS A FICAR VELHO!! :)

16 Comments:

Blogger Aleisa said...

NÃO... NÃO ESTOU NADA VELHA...

ESTOU NOVA...
:P

terça-feira, maio 16, 2006 8:52:00 da tarde  
Blogger Alexandre o Grande said...

Ó Tetra, só as meninas é que jogavam ao elástico, não me digas que jogavas? :)

Concordo com a Belinda Carlisle que era a mulher mais bonita do planeta e arredores.

E os Cure e os Smiths e a Pasta Medicinal Couto e a Super Gorila......

quarta-feira, maio 17, 2006 12:28:00 da manhã  
Blogger Paixão said...

Ai...não me deprimas!

Na verdade estou bem novinha, ou melhor, de acordo com esses parâmetros todos estou em "mid-log".

Mas realmente adorei a minha infância na rua, com brinquedos a sério, traquinices com os adultos, aventuras com primos e amigos e sem nada de virtual.

E fico feliz porque ainda nem todos os miúdos são assim. O meu manito mais novo ainda mantém muita coisas desses nossos velhos tempos, se bem que percebe bastante mais de pc e net do que eu.:)))

Mas gostei da lembrança:) obrigada.

E não estou velha!!!
(Fora as dores nas cruzes... não estou mesmo) :)

Beijocas grandes

quarta-feira, maio 17, 2006 1:50:00 da tarde  
Blogger Meia Lua said...

Tetras, eu estou contigo.
Nasci na década de 70 e vivi a minha adolescência sem grande parte do que existe hoje... de facto não queria vivê-la agora... Não há descobertas, está tudo feito, tudo mastigado... não há glamour nem beleza... só o ter e quem tem é... enfim, pensamentos da Lua...
P.S. Esta Meia Lua que tens é linda! Posso roubar para mim? Deixas? é um espetáculo...
beijo grande para ti :*

quarta-feira, maio 17, 2006 2:32:00 da tarde  
Blogger Meia Lua said...

Só mais uma coisinha... "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia... Tudo passa, tudo sempre passará... A vida vem em ondas como o mar... num indo e vindo infinito..." para ti. :*

quarta-feira, maio 17, 2006 2:34:00 da tarde  
Blogger Dina Domingues said...

pior, os meus amigos já não estão na versão "casados ou a casar" já estão na versão "1 ou 2 filhos" :)

quarta-feira, maio 17, 2006 4:17:00 da tarde  
Blogger alice said...

acabei de envelhecer

e amanhã novamente o mesmo

e depois... e depois...

e tu também... sempre... todos os dias... e não dói nada

beijinhos,

alice

quarta-feira, maio 17, 2006 7:20:00 da tarde  
Blogger Tetracloro said...

Luinha, rouba à vontade. Eu não tenho direitos sobre a imagem. Também a saquei de um sitio qualquer.

Beijinhos a todos.

quarta-feira, maio 17, 2006 7:37:00 da tarde  
Blogger Luna said...

Velha...não diria usada com garantia eheheh
beijocas

quarta-feira, maio 17, 2006 10:07:00 da tarde  
Blogger Miguel said...

Podes crer ...

No teu post deu resultado positivo ao exame da velhice!

Bjks da Matilde

quarta-feira, maio 17, 2006 10:31:00 da tarde  
Blogger Inha said...

Velha euuuuu? Enxutérrima!!!


:P

quinta-feira, maio 18, 2006 1:26:00 da tarde  
Blogger Meia Lua said...

sim a imagem não é tua, mas eu quis pedir mesmo assim... beijinho

quinta-feira, maio 18, 2006 1:28:00 da tarde  
Blogger Caracolinha said...

fosga-se pá ... tou a ficar velha !!!!

Beijocas amigo blogadas, eterno "irmão da caridade" ... :)

Mas lembra-te, somos capricórnios e uma das nossas princiapis características é que a idade só nos faz bem ... por isso, olhemos as coisas pelo lado positivo !!!!

sexta-feira, maio 19, 2006 12:59:00 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

TETRA,simplesmente brilhante lol a parte de morder as camas...fartei-me de morder...quanto a estar velha lol esse conceito não existe no meu planeta :D

domingo, maio 21, 2006 3:52:00 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

pois estou....:) mt. por isso é que gosto de ler. mt. assim recupero um pouco....

beijo.


(doladodomar.blogspot.com) se quizeres ver...

segunda-feira, maio 22, 2006 7:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! » » »

segunda-feira, março 05, 2007 11:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home